Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

HISTORIA DO SKATEBOARD CATARINENSE VOL. II

2º brasileiro de skate do Clube XII de agosto em Jurerê - Florianópolis-SC em 1979
Seguindo nossa breve série sobre a historia do Skateboard catarinense, nesta edição lançamos o 2o. Campeonato de Skate do Clube XII, em Jurerê - Florianópolis-SC, corrido em 1979, nas palavras do Dinossauro Marcos Santos.


Importante que se perceba, que a historia do skateboard brasileiro teve suas origens (também) em Florianópolis-SC, e hoje, 37 anos depois, temos novamente Florianópolis como uma das cidades de maior relevância do Skateboard nacional e mundial, com Pedro Barros e toda a trupe do RTMF alavancando Floripa no cenário mundial, com inúmeras pistas de alto nível e abordagem seria e profissional.


* Texto por Marcos Santos

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 1979 aconteceu o 2º brasileiro de skate no clube XII de agosto em Jurerê - Norte da Ilha de Florianópolis-SC. Esse campeonato marcou a invasão "estrangeira" que quase não ocorreu no 1º campeonato, espantando muitos locais, que se assustaram com o número expressivo de atletas de todo o Brasil.

O campeonato teve um nível muito mais alto de competição, e o número de atletas inscritos a princípio não foi o esperado, mais com um número muito grande de paulistas, cariocas, paranaenses e gaúchos, que contribuíram para que o campeonato ficasse marcado na história do skate brasileiro e de Santa Catarina.

Mais uma vez a dupla paulista da Wave Park, Jun Hashimoto e Luiz Roberto Formiga levaram os troféus na sênior e na junior respectivamente. Na junior se classificaram: Formiga o campeão, Edson Bez o nosso Brasa que representou o skate catarinense por muitos anos, David Husadel de Camboriú em terceiro e o Grande Sagui também de Camboriú em quarto lugar. Já na categoria sênior, Jun Hashimoto foi o campeão,  seguido por Marcos Maguila em segundo e Fernando Johnson em terceiro, ambos de Curitiba da equipe M27, e em quarto lugar eu, Marcos Santos representante de Florianópolis. Mais uma vez um campeonato com um sucesso absoluto e com um grande público, que acabou por incentivar outros grandes campeonatos em todo o país.
Marcos santos competindo no 2o. brasileiro de skate em Jurere - Florianópolis-SC
Festa de abertura do 2o. brasileiro de skate em Jurerê - Florianópolis-SC


Materia no jornal local sobre o campeonato

Neste campeonato a organização aumentou a parede final da pista, em madeirite, o que fez a festa dos competidores que aproveitaram a parede mais alta pra mostrar um arsenal de novas manobras
Visual da pista do alto da montanha, com a galera assistindo ao campeonato
Uma das últimas fotos do que restou da famosa pista de Jurere

SALVE O SKATEBOARD BRASILEIRO

SPEED FREAK MAGAZINE

Um comentário:

  1. Ainda ontem esta conversando com o Formiga sobre os eventos por mim organizados na pista do Clube 12 e preciso fazer uma pequena correção. O primeiro campeonato brasileiro, nas palavras do campeão Formiga e endossadas por mim, sem duvida foi um evento muito superior ao segundo. Não só foi um grande campeonato a nível de participantes como se transformou num grande festival sem desmerecer o segundo que teve invasão de norte a sul do Brasil.

    ResponderExcluir