Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Banda popular de música Brasileira?

Lí recentemente, um produtor de eventos falando da dificuldade de se trabalhar com músicos de rock aqui na região, dizendo que era muito mais fácil lidar com músicos da chamada MPB. Claro, meu primeiro impulso foi o de repudiar tal afirmação, levando em consideração o modo como costumo me preocupar com esse assunto quando estou inserido nele, porém, com os ânimos domados, comecei a pensar a respeito de forma mais abrangente...

Pra começar, a própria definição do termo rock’n’roll já dá a entender que ter que lidar com bandas do gênero não se trata de uma tarefa muito fácil, mas olhando pelo lado do que o produtor quis dizer, é realmente desgastante, e as bandas precisam saber que estão errando em quase tudo quando só se preocupam com a sua música.

Parece um absurdo falar isso, mas a sua música hoje é o mínimo, ou pelo menos é o que se espera que você saiba fazer bem, sendo que todo o resto do “trabalho” é exatamente onde a grande maioria está perdendo.

As queixas “do outro lado” são inúmeras: Bandas que não respondem os contatos feitos ou demoram pra responder, falta de equipamento básico, falta de comunicação clara, desleixo, bagunça, desorganização geral, e muitas outras – E pensando bem na grande maioria das vezes as queixas tem fundamento sim, e até com banda “grande” acontece isso, principalmente quando não entendem que ter uma banda, ativa, consistente e vendável é como ter uma empresa. Antes que seja mal entendido, eu não disse em momento nenhum que você tenha que “se vender” de modo pejorativo, mas você tem dúvidas de que a sua banda favorita possui um bom plano de negócios, de marketing, planejamento de vendas e promoções, planos de mídias, assessoria de imprensa e coisas desse tipo? Entendam isso: As bandas que estão no mercado, trabalhando e se mantendo exclusivamente disso, trabalham como uma empresa, ou no mínimo, tem uma empresa por trás fazendo tudo isso pra elas, a diferença é que nesse caso os recursos obtidos vão pra outros lugares.

É claro que também sofremos com esses tais produtores, como esse do exemplo que acabei de relatar, que ficou 2 semanas pra colocar o nome do Kid Joe na descrição do evento online – SIM ONLINE – SIM DUAS SEMANAS. É óbvio que esqueceu, e isso é tão grave quanto sua própria reclamação das tais bandas de Rock!

Voltando às bandas, e uma coisa que acho que pode ajudar, é uma frase que meu amigo Caio de Cápua me falou depois de estudar a fundo as vidas das maiores bandas de sucesso do mundo: “Antes eu achava que o necessário era ser Músico Empreendedor, e hoje acho que o necessário é ser Empreendedor Músico”
Por Daniel Kid Joe

2 comentários: