A nova cara de Urussanga
Texto e fotos por Nefhar Borck
Nos dias 10 e 11 de outubro Urussanga, em Santa Catarina recebeu o XXI Urussanga Skate Park, um dos campeonatos mais clássicos do skate de bowl, com duas novidades: foi válido para etapa do brasileiro CBSK e foi a reinauguração da pista, depois da reforma com a troca do antigo copping de ferro por copping blocks, que trouxeram outra experiência e abordagem desta pista casca grossa.
Alessandro Micuim
O espaço foi fundado em 1989 e recebeu seu primeiro campeonato em 1991. É uma pista pública em forma de “oito” com um banks de 1,80m que se conecta através de um canyon a um bowl de 3,10m de altura com 10cm de vertical, e com a reforma, a altura do bowl ganhou mais 10 cm (vertical), sendo instalados 7 linhas de ladrilhos (pastilhas), alargamento da plataforma (que ficou com 2 metros), e a substituição do coping de ferro por coping-blocks em toda a extensão da pista.
Sobre a reforma, Iago Magalhães, Skatista de Curitiba, que venceu a categoria amador em 2014 com a borda antiga, disse que “com os copings blocks a pista ficou irada e muito cabreira; a pista ficou perfeita. Os copings de ferro travavam um pouco algumas manobras, já nos blocks, tudo se encaixa, e a sensação de andar nos blocks é sem igual. Outros skatista me disseram que a pista estava mais difícil ano passado, em 2014”.
Pedro Barros que foi prestigiar a etapa e participar da inauguração formal da pista após as reformas comenta: “Frequentei a pista de Urussanga praticamente minha vida toda em eventos. Sempre muita energia nesse campeonato, uma galera acolhedora demais. A pista sempre foi aquela que era um "quase" muito boa. Faltava um pouco de vertical e depois que começamos a andar nos coping block, isso passou a fazer falta nela. Agora, não tem mais o que falar. É uma pista com personalidade. Gostei que na reforma não mudaram o formato, deixaram a história dela se manter viva. O que foi feito nela era fundamental pra deixar o skate andar mais alto."
O bowl de Urussanga havia passado por uma única reforma, para colocação do coping de ferro em 1994, quando sediou uma das etapas do Circuito Profissional.
Mas após a reforma no bowl do Pedro Barros, em 2013, executada pelo mestre Gui Barbosa, a idéia tomou fôlego. Os bowlriders de Urussanga ficaram impressionados com a qualidade da reforma e dos coping blocks produzidos por André Barros, como relata Mauricio Boff, skater old school local que participou ativamente do processo de reforma que diz ainda: “Muitos achavam que a pista ficaria muito difícil de andar, houve resistência, mas o resultado final surpreendeu a todos”.
Mauricio Boff
A reforma foi toda bancada com recursos próprios, sendo rateada entre os skatistas locais e o bar da Associação dos Bowlriders de Urussanga (Bar Boca Seca), que abre apenas em dias de campeonato.
Devido a urgência de se atualizar a pista para receber uma das etapas do Circuito Brasileiro de Bowl Amador, optou-se por não perder tempo buscando ajuda junto ao Poder Público, evitando dessa forma enfrentar uma burocracia sem fim, para obtenção dos recursos necessários.
O resultado final encantou a todos os competidores do XXI Urussanga Skatepark, deixando a equipe responsável pela reforma, e pelo campeonato, muito feliz.
O Skate ganha mais este presente, com a reforma da pista pública de Urussanga. Parabéns aos envolvidos e aos skatistas que, como sempre, mantiveram o clima eletrizante do skateboard em Urussanga.
Etapa do Brasileiro Pós reforma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário