SKATE FREESTYLE
O Fresstyle é a modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate, na qual os skatistas fazem manobras de chão, em sequências com flip, 360 flip, hardheel, hardflip, sem obstáculos. E não há como se falar em skate freestyle em santa cataria sem citar DANIEL REGIS.
O cara é o maior incentivador da atividade em terras catarinenses. Envolvido com o carrinho há mais de 35 anos, participa da Associação de Skate da Grande Florianópolis - ASGF, auxiliando na organização dos campeonatos, bem como agindo como jurado muitas das vezes. Nas horas vagas agita a galera do LADERABAXO SK8 CREW, que reune mais de 20 Speedeiros da região de Florianópolis para curtir do Downhiil, e quando dá, pratica com excelência o FRESSTYLE.
Em uma conversa com a SPEED FREAK MAGAZINE, na beira mar do Estreito em Florianópolis-SC, Daniel Regis lembra que a modalidade começou na década de 70, sendo basicamente o início do Skate, sendo bastante praticado com musica, seguindo assim uma cadência.
Hoje em Santa Catarina somente 03 atletas ainda praticam a modalidade sendo eles o Paulo Roberto de Oliveira, conhecido como Lino, e Carlos Vieira de Palhoça.
A modalidade vem retomando à cena, tendo em vista o resgate dos OLDSCHOOLs, mais precisamente na região de São Paulo, onde sempre teve uma atuação mais forte, por Guaratinguetá e região.
Ultimamente, em 2014 rolam 05 etapas do brasileiro de Freestyle entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Então, como diz Daniel, no final dos anos 70, nos primórdios do Downhill, com aqueles "skates pequenos", tipo Bandeirante, começou a busca por ladeira, e obstáculos, onde surgiram os primeiros Ollies e um domínio mais efetivo do Skate, com "entubadas por debaixo dos caminhões estacionados, e as primeiras rasgadas".
No morro da lagoa, nas antigas (1982) já teve campeonato de freestyle, com o Cesar Gyrão que era o "cara" do freestyle em Santa Catarina e que fazia a manobra denominada "Gorila Gripe", atravessando de um canteiro para o outro, como relata Daniel Regis...esta fase marcou muito a evolução do Skate, já que o Street acabou surgindo das manobras de solo do freestyle, ou seja, acabou sendo uma evolução natural.
Infelizmente hoje não é mais tão facil encontrar material especifico para a prática do Freestyle...pois só encontramos shapes, rodas e truck em São Paulo, pois em Santa Catarina não encontramos nada.
Enfim, Daniel Regis encerra a conversa ressaltando que ainda precisamos de muito incentivo para o Skate, tanto no Street, quanto para o vert, Bowl, Freestyle, Downhill speed e slide, pois tudo é Skate, tudo é integração...SKATE FOR FUN!
E pra finalizar, o melhor, o "The Best" hors concours - RODNEY MULLEN nos anos 80...
Parabens pela reportagem , e ao Daniel que é um grande insentivador do esporte...
ResponderExcluirParabéns ao Nefhar e ao Dani,o Freestyle deveria ser muito mais difundido,excelente!
ResponderExcluir