O renomado skatista brasileiro diz o que é importante na hora de executar manobras para vencer a competição.
Andar de skate pode ser muito simples: basta ter a vontade de sair pelas ruas praticando e descobrindo novas manobras e picos todos os dias. Mesmo assim, algumas dicas podem ser infalíveis para quem quer levar o skate street para outro nível. Com a proximidade do fim das inscrições do Red Bull Skate Arcade 2016, campeonato mundial de skate street amador, o brasileiro Felipe Gustavo, um dos principais nomes da modalidade no mundo, aconselha aqueles que querem se destacar.
Para quem está começando, o importante é ter um repertório sólido de manobras “base” para poder desenvolver outras com o tempo e o treino. Para Felipe Gustavo, existem três manobras essenciais na vida de todo skatista: nollie flip (um flip utilizando a parte da frente do skate), switch backside tailslide (de costas para o obstáculo e com a outra base, o skatista desliza a parte de trás do skate) e frontside flip (um ollie 180 girando o skate de flip). Consideradas suas favoritas, ele explica que é a partir delas que as pessoas poderão evoluir.
“É muito difícil lembrar a primeira vez em que consegui completar cada uma dessas manobras, porque faz muito, muito tempo. Mas continuo executando elas até hoje justamente porque, ao longo dos anos, elas se tornaram as minhas preferidas e fui me aperfeiçoando cada vez mais”, diz Felipe. “Elas podem parecer básicas de início, mas são necessárias porque são uma espécie de base para outras manobras. A partir delas, consigo criar outras”, acrescenta.
Essa dica pode ser fundamental para quem pretende participar do Red Bull Skate Arcade 2016. Com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, o evento tem uma etapa online que deve ser concluída para que os participantes tenham a chance de ir para a final mundial. Oito manobras, executadas por Felipe Gustavo, foram liberadas no site do evento para que os inscritos gravem sua versão e façam o upload em busca da maior pontuação, baseada nas notas da comissão técnica, no número de visualizações, na agilidade do upload e nos votos de iternautas.
“O skate brasileiro tem muitos talentos. É muito incrível ter esse evento no Brasil e trazer skatistas do mundo todo para fazer parte disso. Vai ajudar bastante o esporte”, afirma Felipe Gustavo. “O Red Bull Skate Arcade é um campeonato bem diferente. Em geral, o que eu posso dizer é que o skatista amador tem que ter muita vontade e querer crescer cada vez mais. A dica que eu dou é: faça acontecer”, finaliza.
No total, os 24 melhores skatistas entre os países inscritos participarão da final mundial em Porto Alegre (RS), entre os dias 3 e 7 de novembro, para buscar o título do Red Bull Skate Arcade 2016. Para inscrições e outras informações, acessewww.redbullskatearcade.com.br. Skate. Grave. Upload. Participe!
CURTA A SPEED FREAK MAGAZINE NO FACEBOOK